Veja o que está em cartaz no Teatro Caleidoscópio e programe-se.
+ Mais
 
  Teatro para adultos, adolescentes e crianças. Confira a programação de cursos do Teatro Caleidoscópio
+ Mais
 
Cadastre-se em nossa newsletter e receba as informações, novidades e promoções do Teatro em seu e-mail.
Nome: E-mail:
   
  Clique aqui e acompanhe a programação do Teatro Caleidoscópio  
VERDADEIRO OU FALSO - MARCELA HOLANDA e RAQUEL MENDES

Dramaturgização. É como a diretora Marcela Hollanda define o processo de construção de seus espetáculos. A narrativa dramática é criada a partir da ação improvisada, onde o ponto fundamental da expressão cênica é o ator.”Neste procedimento parece ficar mais claro a “autoridade-autoria” do ator, ou seja, é ele que a partir de seu imaginário transportado para o seu corpo, seu gesto, sua ação vai criando imagens carregadas de dramaticidade que, uma vez selecionadas e organizadas pelo diretor, irão formar o texto-textura”, explica. Esse caminho de direção e de concepção de espetáculo em pouco difere da que tem como ponto de partida o texto dramático, pois nos dois casos caberá ao ator a “incorporação”, a “encorporação”, a “criação” da personagem. Porém, o que parece ser fundamentalmente diferente é que através da dramaturgização, diretor e ator tem de estar presentes no tempo-espaço do “aqui-agora” da sala de ensaio, deixando aflorar pelo acaso o jogo do imaginário, dos símbolos, dos signos, das mitologias pessoais e/ou arquetípicas, do material subconsciente até ao ponto onde a “imagem” cênica, o espetáculo, apareça nitidamente como narrativa.
Marcela Hollanda desenvolve este trabalho há alguns anos, sendo seu último espetáculo o monólogo-mudo “O Mundo”, com Túlio Guimarães.

Em “Verdadeiro ou Falso”, uma mulher já madura espera seu homem. Enquanto espera, procura ocupar-se com um jogo onde as peças se agrupam em duplas. Mas por alguma razão as peças de seu passatempo são ímpares. Em uma quase obstinação ela reagrupa as peças, mas sempre resta uma, a própria imagem de seu vazio: o Um sem o Outro.

FICHA TÉCNICA
Direção l Marcela Hollanda
Interpretação l Raquel Mendes
Cenografia e Figurino l Marcela Hollanda e Rachel Mendes
Iluminador l Sérgio Sartorio
Programador Visual l Ralph Ghere
Fotógrafo l Raphael Mendes
Produção l Patrícia Marjorie e Lidiane Machado

 Voltar