Veja o que está em cartaz no Teatro Caleidoscópio e programe-se.
+ Mais
 
  Teatro para adultos, adolescentes e crianças. Confira a programação de cursos do Teatro Caleidoscópio
+ Mais
 
Cadastre-se em nossa newsletter e receba as informações, novidades e promoções do Teatro em seu e-mail.
Nome: E-mail:
   
  Clique aqui e acompanhe a programação do Teatro Caleidoscópio  
A Vila dos Mistérios:
um olhar sobre a Prostituta Sagrada


O quinto monólogo da atriz Vanessa Rocha, dentro da pesquisa cênica no campo mítico-pessoal “Umbigo de Eros”, tem como fio condutor a relação entre corpo e espiritualidade, a partir do estudo do livro A Prostituta Sagrada, de Nancy Qualls. Sob a direção de Amara Hurtado, a montagem ganha a perspectiva do teatro de animação trazendo a cena bonecos, imagens e objetos, moradores da Vila dos Mistérios.

A construção do espetáculo se deu a partir de um processo colaborativo com a realização de um grupo de estudos, uma oficina para mulheres e o Ciclo de Debates “Corpo, Sexualidade e o Sagrado”, todos permeados pelo estudo do mito da Prostituta Sagrada. O universo simbólico que aborda a poderosa imagem da Prostituta Sagrada nos leva a reflexão, por trazer a tona questões do universo da mulher e do homem, uma vez que a idéia é falar do feminino que há em todos nós.

“A imagem da Prostituta Sagrada me interessou há 13 anos. Hoje esse interesse inclui observar a relação de outras pessoas com esse mito, o que foi extremamente importante na construção do espetáculo, onde tive a enriquecedora oportunidade de fazer um espetáculo agregando outras experiências as minhas.” conta Vanessa Rocha. “Criando um mosaico de saberes, sentimentos, desejos, sensações e memórias que compõem a questão do corpo, da sexualidade e da espiritualidade num momento histórico bastante particular.” completa.

Sob a direção de Amara Hurtado, a montagem ganha a perspectiva de teatro de animação, agregando ao trabalho da atriz a manipulação de objetos, máscaras e bonecos que surgem durante um passeio inusitado pela Vila dos Mistérios. Nesta Vila há diversas casas: a da perdição; a de ferro e forja; a de carne e osso; e a da sapiência. Cada casa traz a tona uma personagem diferente: a criança, a menina, a mulher ressentida, a velha sábia, a mulher centrada, a despedaçada... A Vila assim como suas casas, são metáforas de estados interiores relacionando-se a níveis diversos de consciência, que conduzem aos ritos de transformação corporal e psicológico da mulher.

O passeio pelo universo mítico da Vila dos Mistérios é conduzido pela musicista Clarissa Barros, criadora e executadora da trilha sonora que traz melodias na harpa, flauta, cântale e percussão. O projeto tem apoio do FAC - Fundo de Arte e Cultura do DF em 2007 e o espetáculo terá sua estréia em dezembro no Teatro Caleidoscópio - CLSW 102 bloco B Galeria - Sudoeste.

Ficha Técnica
Direção: Amara Hurtado
Texto e interpretação: Vanessa Rocha
Criação e execução da trilha sonora: Clarissa Barros
Figurino e adereços: Vanessa Rocha
Produção: Mariana Baeta
Iluminação: Diego Bresani
Realização: Umbigo de Eros/Vanessa Rocha

Temporada dias 7, 8, 9 e 14, 15 e 16 de dezembro, de sexta a domingo.

Horários
Sexta e sábado ás 21h e domingo às 20h.

Duração
50 minutos.

Local
Teatro Caleidoscópio
(CLSW 102 bloco B Galeria - Sudoeste / 3344-0444 ou 8472-4751)

Ingressos
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Mais informações
Mariana: (61) 33490-0618 / 84023120

Sobre a artista
Vanessa Rocha é Bacharel em Interpretação Teatral pelo Instituto de Artes da UnB (1994) e Especialista em Psicologia Junguiana pela FACIS/Ibehe (2005). Atua como atriz, diretora e focalizadora de oficinas criativas. É membro fundadora da Cooperativa Brasiliense de Teatro e da ong Arcana - Instituto de arte & Desenvolvimento Humano, onde alia arte e psicologia em prol do empoderamento da mulher e coordena o Programa Roda de Mulheres desde 2005. Desenvolve, desde 1994, a pesquisa “Umbigo de Eros: a criação Cênica em campo mítico-pessoal”, que alia teatro e psicologia junguiana sendo aplicada na criação de espetáculos, no trabalho do ator e na realização de oficinas criativas para crescimento pessoal. Atualmente além do seu quinto monólogo “A Vila dos Mistérios: um olhar sobre a prostituta sagrada” dirige o espetáculo “O Palco de Nísia Floresta” sobre esta que foi a primeira feminista brasileira, indianista, abolicionista, poeta e educadora - ambos com estréia em dezembro de 2007. Vem pesquisando o universo e a psicologia da mulher desde 2001, pesquisa que se reflete cada vez com mais força em seus trabalhos.
Contatos:
Vanessa Rocha | E-mail: vanessagelli@gmail.com | Telefones: (61) 3347-0618 / 8154-8023

Assessoria de Comunicação
Rodrigo Machado
E-mail: drigo.machado@gmail.com
Telefones.: (61) 3349-4113 / 8175-3794


 Voltar